Compartilhe no Google+ e Twitter

21 de mai de 2012


Argentina - Algumas informações sobre o país vizinho do Brasil, que revela jogadores de futebol que ganham troféus internacionais. 



Argentina - País da América do Sul, vizinho do Brasil.

Argentina, República Argentina, oficialmente, é o segundo país da América do Sul. O terceiro em população. Situa-se na extremidade meridional da América do Sul.

Sua Capital Federal é Buenos Aires.

Sua superfície é de 2.766.889 km². Incluem-se as Ilhas Malvinas, outras ilhas espalhadas pelo Atlântico Sul e pela Antártida.

Sua bandeira tem as cores azul e branco, com um brasão amarelo no centro.

Faz divisa ao norte com a Bolívia, o Paraguai e o Brasil. A leste com o Brasil, o Uruguai e o Oceano Atlântico. Ao sul com o Chile e o Oceano Atlântico. E a Oeste com o Chile.

Três cidades importantes: Córdoba, Rosário, La Plata, Mar del Plata, San Miguel de Tucumã, Salta e Mendoza.

A vegetação é tropical na quente e úmida região do noroeste. Já nos Pampas e em boa parte da Patagônia não existem árvores. Existem plantas de variedades diferentes que resistem à falta de umidade. Ou seja, vegetação que se adaptou a viver em lugares áridos.

Nos Andes Patagônicos existem densos bosques de carvalho sul-americano e outras árvores. Já nas regiões andinas da Patagônia e zonas da Terra do Fogo existem densos bosques de árvores coníferas como a araucária.

Entretanto, nas regiões andinas do noroeste encontram-se cactos e outras plantações espinhosas.

O idioma oficial em algumas localidades é o espanhol. Falam-se também línguas indígenas. A maioria da população é católica. Mas existem minorias judaicas, protestantes e de outras religiões cristãs e não cristãs.

Segundo a Constituição do país, a Argentina é uma republica federativa governada por um presidente.

A economia tem foco na produção agrícola e na pecuária. É um dos principais produtores de carne, cereais e azeite do mundo. É também um grande produtor e exportador de lã.

Os pesqueiros argentinos, apesar de serem potencialmente muito produtivos, não são explorados em grande escala. Também, apesar de o país possuir grande diversidade de reservas de petróleo, carvão e variados metais, a mineração não é explorada em grande escala. Se bem que nas últimas décadas tenham aumentado a produção de carvão e petróleo. Destaca-se ainda a produção de gás natural.

O parque industrial sempre em grande expansão. No início, concentrava-se na região de Buenos Aires. Destacam-se processamento e embalagem de produtos alimentícios. A indústria têxtil. E a indústria automobilística.

O desenvolvimento do MERCOSUL tornou o Brasil o principal parceiro do comércio exterior argentino. O Brasil compra quase um terço das exportações.

A moeda, no início da década de 1970 era o peso lei. Em 1985, criaram o austral. E depois de 1992, o novo peso argentino.

Escritores famosos que se destacaram na Literatura Argentina

Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Leopoldo Lugones e Ernesto Sabato.


Jogadores de futebol que ganharam fama no Futebol Argentino

Diego Armando Maradona, Lionel Messi, Alfredo Di Stéfano, Daniel Passarella, Mario Kempes, Gabriel Omar Batistuta, Hernán Crespo, Osvaldo Ardiles, José Manuel Moreno Fernandez, José Moreno e Ubaldo Fillol, conhecido como El Pato.


Ver mais sobre jogadores argentinos:


Música da Argentina

A música da Argentina que mais se destacou foi o tango (El tango), principalmente na cidade de Buenos Aires.

Também são populares a música folclórica, a música clássica e o pop.

Se destacaram artistas como Mercedes Sosa e Atahualpa Yupanqui que muito contribuíram para o desenvolvimento da nueva canción.

O rock argentino também surgiu no país e aparece atualmente em grande escala.

Esperamos que você goste deste post do blog Conta Outra, sobre a Argentina, país da América do Sul, vizinho do gigante Brasil.



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe no Google+ e Twitter

Design e Ilustração por: ChucK Templates