Compartilhe no Google+ e Twitter

17 de jun de 2012

Programas de Rádios Precisam ser Mais Criativos

Os Programas de Rádios Precisam ser Mais Criativos porque ultimamente o que muitos locutores fazem é copiar notícias da internet.

programas de rádios precisar ser mais criativos


Ou seja, em vez descrever a notícia com suas próprias palavras, leem o que já está publicado nos sites que publicam notícias diárias.

Por que motivo eu escrevo este artigo? Porque gosto muito de ouvir programas de rádio e me chateio com o que tenho ouvido ultimamente. Tanto que desligo o rádio e fico sem ouvir nada.

Isto porque geralmente a gente ouve programas de rádio na hora em que se está a fazer algo. Alguma atividade corriqueira de nossa casa. Como quando coloca a roupa na máquina de lavar. Passa aspirador de pós na casa inteira. Dá banho no cachorro. Enfim, na hora dos afazeres domésticos.

É salutar também ouvir programas de rádio na hora em que escrevemos artigos para publicar em algum site. Como neste momento, em que escreve este artigo direto no site.

Daí, ligamos o rádio e o que ouvimos?

Aquele horóscopo chato da... Nem vou dizer o nome de quem senão vai estragar a reputação dela. Ou levar mais pessoas ao site dela. Se é que tem.

Tem também uns locutores viciados em novela. Como um daqui, de uma rádio local, que ouvi na estreia dele esta semana. Logo após as apresentações, depois dos bom dia repetidos. Disse umas frases engraçadas, seguidas das risadinhas gravadas. Até aí, tudo bem. As risadinhas fazem com que a gente ri também, no embalo delas.

Mas, vinte minutos depois das brincadeiras, comentou cenas da novela (que ele diz ser líder de audiência no horário). Ora, se a pessoa que ouve o rádio hoje já assistiu a novela ontem... Será que é é preciso recordar as cenas, ditadas pelos locutores de rádio?

Tem outro aspecto nesse ponto de vista. A pessoas veem novelas em televisores de quarenta e duas polegadas. Cinquenta e quatro ou maiores ainda, conforme o poder aquisitivo de cada uma. E o som? O som é estério. Muito diferente, portanto, de um som mono da maioria dos rádios.

Enfim, quem já viu a novela na TV ontem não precisa ouvir no rádio hoje. É perda de tempo o locutor atencioso insistir nisso. Do mesmo modo as notícias. Se a pessoa está no computador a ouvir rádio, com certeza já leu a notícia no mesmo site que ele lê, agora.

Fala sério, meu! O de cujus ainda rodou quinze minutos da novela de ontem. No rádio? Faz um tempão que as novelas de rádio deixaram de existir, justo porque criaram a TV. Hoje em dia tem mais aparelhos. Celulares, iPods, tablets muitos deles equipados para mostrar programas da TV, sobre tudo novelas. Daí, caso a novela de ontem tenha sido tcham! As pessoas que gostam gravaram o capítulo. Pode revê-lo na hora em que quiser.

Acorda locutor de rádio! Veja vídeos com programas de locutores que fizeram sucesso nas rádios. Deve haver milhares desses vídeos interessantes no YouTube. Veja-os com calma. Inspire-se neles. Produza um programa século XXI e verá sua audiência subir. Com isso, as propagandas também. E você decerto ganhará muito mais dinheiro.

Antes de ser uma crítica, este artigo será publicado como uma dica do blog Conta Outra. Em especial, voltada a você que é locutor de rádio e quer aumentar as audiências de seus programas.

Uma boa prática que muitos locutores fazem e agradam a muitos ouvintes é recitar versões de músicas estrangeiras. Assim, coloca no ar uma música de Adele, Lady Gaga, Avril Lavigne e outras cantoras conhecidas das galeras, principalmente jovens.

Outra estratégia é entrar em contato com donos de livrarias e locadoras de vídeos. Pedir a ele alguns livros ou vídeos: CD, DVD, de músicas, filmes e outras mídias de agrado do público. Os livros podem ser tanto de escritores brasileiros quanto de escritores estrangeiros.

Há livros de aventuras, romances, histórias de amor, autoajuda e muitos outros assuntos, que podem ser oferecidos como prêmio a quem ligar, comentar o programa, enfim, interagir com os ouvintes.

Certo locutor! Nada de gastar minutos preciosos de seu programa a ler resumos da novela de ontem. O canal de TV dispensa sua ajuda. Aliás, nem sabe que seu programa existe. Pessoas que gostam de novela já viram ontem. Não precisam de resumo hoje. Pessoas que não gostam, ligam o rádio para ouvir boas músicas. Não capítulos de novela.

Falou?






0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe no Google+ e Twitter

Design e Ilustração por: ChucK Templates